Contador de Visitas

Contador de visitas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O QUE CAUSA A DOR DE CABEÇA?


Chamamos-lhe dor de cabeça, mas o seu nome verdadeiro é cefaleia. As mais frequentes são do tipo primário: ou seja, constituem uma doença em si mesma, não sendo espelho de qualquer outro problema de saúde - são as enxaquecas ou as dores que resultam de situações de tensão.

Mas há também as cefaleias secundárias e estas sim, embora mais raras, indiciam a existência de problemas noutros órgãos do corpo: traumatismos ou doenças do sistema nervoso. Porém, ao contrário de alguns receios, não há nada que faça suspeitar que uma dor de cabeça possa, por si só, ser sinal de um tumor cerebral.

Cansaço e posições incorrectas dos músculos do pescoço e ombros estão na origem da mais frequente das cefaleias - a cefaleia de tensão. É uma dor ligeira a moderada, descrita como uma moinha na região frontal ou na nuca.

Pode durar horas ou mesmo dias, acompanhada de intolerância ao barulho.

Bem mais rara é a chamada cefaleia em salva, que se localiza junto ao olho. Descrita como uma dor violenta, acompanhada de lacrimejo, pupila pequena e olho vermelho. Manifesta-se sobretudo nos homens jovens e no final do dia, com mais frequência na Primavera e no Outono. Uma crise pode durar entre meia hora a duas horas, mas depois a dor pode desaparecer por alguns meses ou anos.

FONTE: Totalmente importado do site: Médicos de Portugal. A eles todo crédito!!

Marquizael Marques

PESQUISA NO GLOSSÁRIO MÉDICO

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/action/0/

Encontre explicações de palavras desconhecidas de termos médicos...
Eu recomendo, muito bom!!!

Marquizael Marques

Conhecimento Científico

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SISTEMA DIGESTIVO

O Aparelho Digestivo - É formado pelo Tubo Digestivo e suas estruturas anexas principais, a saber: 
Boca, cavidade bucal, língua, glândulas salivales, dentes, faringe, amígdalas, trato gastrointestinal, esófago, estómago, intestino delgado, intestino grossso. 

Glándulas anexas: pâncreas, hígado, glándulas salivales.

Toda estrutua do Aparelho Digestivo, tem suas respectivas anatomias e principalmente suas composições e funções histológicas, que ao meu ver são de suma importância no aprendizado para um conhecimento médico.

FONTE: Histología com Biologia Molecular e Celular, ROSS. PAWLINA, 5 Ed.

Obrigado pela visita...Valew!!! 

Artigo: Marquizael Marques 



O QUE ACONTECEM COM OS ALIMENTOS QUE COMEMOS?


Todo alimento que comemos, passa por um processo de Digestão e Absorção no Tubo Digestivo.

APARELHO DIGESTIVO: Formado por o Tubo Digestivo e suas estruturas anexas principais, a saber:

Boca, cavidade bucal, língua, glândulas salivares, dentes, faringe, amígdalas
Trato gastrointestinal, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso
Glândulas anexas, pâncreas, fígado, glândulas salivares
Vale lembrar que o tubo digestivo, se estende desde o extremo proximal do Esófago até até o extremo distal do Conduto Anal.

Os alimentos ao passar pelo tubo digestivo, se degradam física e quimicamente, para que os produtos dessa degradação possam ser absorvidos pelo organismo. Ao comermos os alimentos passam pela maceração e umectação e a formação preliminar do Bolo Alimentício, por ação das estruturas da Cavidade Bucal e as glândulas salivares.

Os alimentos atravessam rapidamente a Faringe e Esófago, essa passagem rápida dos alimentos na faringe, permite a passagem de ar da Cavidade Nasal até a Laringe e a Traqueia, daí em diante os alimentos vão para o estômago, depois para o Intestino Delgado, onde acontem as principais modicifações associadas a digestão, a Solubilização e Absorção.

Os alimentos não digeridos, junto com outras substâncias com; Muco, Bactérias, Células Esfoliadas e Piguimentos Biliares, são eliminados como matéria fecal. Depois de todo processo, o restante desses materiais vão para o intestino grosso, lá acontece absorção de água e electrólitos como também a eliminação de alimentos não digeridos e os dejectos.

Todo processo do Intestino Grosso, inicialmente acontece no CECUM, uma pequena bolsa que recebe as substâncias do Intestino Delgado, que logo depois sobe pelo Cólon Ascendente, faz um Ângulo Hepático e vai para o Cólon Transverso, que faz outro Ângulo Esplênico e desce pelo Cólon Descendente, faz uma pequena curva Sigmoideo, que finalmente chega ao recto do Conduto Anal.

FONTE: Histología e Biologia Celular e Molecular II, ROSS.PAWLINA, 5 Ed.

Obrigado pela sua visita... Volte Sempre!!!

INTESTINO GROSSO